DKT Planejamento Familiar

 

 

O que é o AIU?

 

O Anticonceptivo Intrauterino (AIU) é um novo conceito de DIU (Dispositivo Intrauterino), é um método confortável, prático e possui eficácia de 99,4%. Por ser um método totalmente reversível e de longo prazo, atende a diversos tipos de mulheres e necessidades particulares de cada corpo com muita inovação e tecnologia da linha Andalan.

Os AIUs devem ser sempre inseridos por um médico ginecologista já que necessitam de exames pré e pós-inserção, além de cuidados durante a colocação.

 

Como funciona o AIU?

 

A ação do AIU (Anticonceptivo Intrauterino) é na cavidade uterina. 
O principal mecanismo de ação do AIU é a transformação do ambiente uterino em um ambiente hostil aos espermatozoides, evitando a sua chegada até as trompas (fecundação) ou evitando a nidação.

O AIU dentro do organismo provoca uma reação de corpo estranho, tendo ação bioquímica sobre o endométrio (inchaço) .O cobre é fragmentado no decorrer dos anos, porém este não é absorvido. Seus fragmentos são expelidos junto à menstruação.
 

 

 

Quando realizar a inserção?
 

A inserção normalmente é feita durante a menstruação, quando o canal está mais dilatado, amenizando as possíveis dores do procedimento. Mas não é descartada a opção da inserção fora da menstruação, só é necessário descartar a possibilidade da gestação.


Acompanhamento após inserção do AIU 

O procedimento é realizado por um médico ginecologista que tem todo o preparo para evitar os riscos de infecções e solicita exames de acompanhamento.

Logo após a introdução é importante que seja feita uma ultrassonografia para saber se o anticonceptivo intrauterino (AIU) foi colocado corretamente e a paciente deve fazer o acompanhamento anualmente para verificar a posição do AIU.

 

 

Vantagens do AIU

 

» Totalmente reversível, pode ser retirado a qualquer momento.
» 99,4% de eficiência 
» Não há a necessidade de se preocupar em tomar as pílulas anticoncepcionais todos os dias.
» Evita reações causadas por hormônios.
 
 

Desvantagens

 

» O AIU previne apenas a gestação e o uso de preservativos faz-se necessário para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DST)
» As cólicas podem se tornar mais intensas
 

Outras Recomendações relacionadas ao Anticonceptivo Intrauterino

 

Apesar de ser um método de longa duração, os AIUs têm prazo de validade, que deve ser respeitados para garantir sua eficiência.
A mulher deve sempre consultar um ginecologista, que é capaz de dar maiores informações sobre o AIU.
 
Consulte seu ginecologista e saiba mais sobre os métodos dos AIUs.