DKT Planejamento Familiar

O que é o DIU /AIU?

O dispositivo intrauterino, conhecido popularmente como DIU, é um do método confortável e com 99,4% de eficiência no controle da natalidade. Por ser um método totalmente reversível e de longo prazo, virou opção para muitas mulheres. 

Com uma nova sigla, a DKT Brasil apresenta o AIU (anticonceptivo intrauterino), que traz todos os benefícios do DIU e atendendo às necessidades particulares de cada corpo e com muita inovação e tecnologia para os produtos.

Os DIU’s/AIU’s devem ser sempre inseridos por um médico ginecologista já que necessitam de exames pré e pós-inserção, além de cuidados durante a colocação.


Como funciona o DIU /AIU?

O útero recebe o anticonceptivo intrauterino (AIU) como se fosse um corpo estranho, por isso, ocasiona uma reação inflamatória. 

É essa reação que interfere na passagem dos espermatozoides às trompas uterinas e dificulta a fecundação. Além disso, o dispositivo deixa o endométrio mais fino, de forma a impedir que um possível óvulo fecundado se fixe a ele. 

A inserção normalmente é feita durante a menstruação ou logo após a ela, quando o canal está mais dilatado, amenizando as possíveis dores do procedimento.

Acompanhamento após inserção do DIU /AIU 

O procedimento é realizado por um médico ginecologista que tem todo o preparo para evitar os riscos de infecção e realizar exames de acompanhamento.

Logo após a introdução é importante que seja feita uma ultrassonografia para saber se o anticonceptivo intrauterino foi colocado corretamente e a mulher deve fazer o acompanhamento anualmente para verificar a posição do DIU/AIU.

Vantagens do DIU/AIU

==> Totalmente reversível, pode ser retirado a qualquer momento

==> 99,4% de eficiência 

==> Longa duração, desta forma não há preocupação diária como com as pílulas anticoncepcionais

==> Evita reações causadas por hormônios

Desvantagens

==> O DIU/ AIU previne apenas a gestação e o uso de preservativos faz-se necessário para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DST)

==> As cólicas podem se tornar mais intensas

Outras Recomendações relacionadas ao Dispositivo Intrauterino

Apesar de ser um método de longa duração, os DIU’s/AIU’s têm prazo de validade, que deve ser respeitado para garantir sua eficiência.
A mulher deve sempre consultar um ginecologista, que é capaz de dar maiores informações sobre o dispositivo.

 

Saiba mais sobre o Andalan, o DIU sem hormônios da DKT

Compre DIU online na DKT Planejamento Familiar